O livro intitulado “O Javali”, com 168 páginas, amplamente ilustrado com variadíssimas fotografias e ilustrações científicas, é uma obra em co-autoria de Carlos Fonseca (Universidade de Aveiro) e Fernando Correia (Biólogo e Ilustrador), integrado na colecção Património Natural Transmontano do editor João Azevedo, esta obra vem assim enriquecer a nossa bibliografia cinegética.
Esta obra terá a sua primeira sessão de lançamento já no próximo dia 1 de Junho, no âmbito das III Jornadas Cinegéticas do Alentejo, em Grândola, após o qual integrará o circuito comercial livreiro e poderá ser encontrado brevemente nas livrarias a nível nacional.
Assumindo-se hoje em dia como uma das espécies mais relevantes no contexto faunístico nacional, o javali (Sus scrofa) apresenta uma ampla distribuição geográfica, sendo um dos mamíferos europeus com maior expansão em quase todos os países.
Sob o ponto de vista económico, o javali constitui a principal espécie cinegética de caça maior no nosso país, quer em relação ao número de caçadores e meios envolvidos em cada acto venatório, e ao número de animais abatidos anualmente (cerca de 25 000), quer quanto ao valor económico da carne deste ungulado, utilizada cada vez mais frequentemente na gastronomia nacional e restauração.
Um crescente número de pessoas que pretendem saber mais sobre este misterioso e polivalente animal — algo que motivou os autores a empreender este projecto, nas múltiplas vertentes que o mesmo comporta (a Ciência e a Arte).
Houve, uma preocupação muito forte em fundamentar o livro com rigor exigível, de modo a que seja cientificamente correcto e actual, à luz dos conhecimentos presentes, não descurando o transmutar da linguagem científica numa linguagem acessível a todos.
Ilustrado profusamente, não só com a componente da fotografia, como também nas muitas ilustrações de cariz científico que foram criadas propositadamente para esta obra. No seu conjunto, criam um fio condutor, um corpo principal e, paralelamente, contam muitas outras histórias, intimamente ligadas aos javalis e igualmente interessantes e pertinentes.
Os autores desejam que esta obra possa esclarecer e destruir muitos dos mitos e imagens negativas conotadas ao javali e que, no seu todo e enquanto memória futura, possa contribuir para que todos os interessados sobre esta espécie possam ajudar na gestão adequada e sustentável deste nosso magnífico recurso natural e cinegético.
|
|