| | 670 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de Treixedo
 

     

Autor: José Gonçalves Duarte Pessoa

07-01-2009 10:30:00

 

   
Um dia soalheiro valorizou uma montaria que, como muitas da Zona Centro, não têm outras aspirações senão proporcionar aos monteiros um óptimo dia de convívio.

Data: 4 de Janeiro de 2009
Local: Treixedo - Santa Comba Dão (Z.C.M.)
Organização: Clube de Caça e Pesca de Treixedo
Mancha:+/- 200 ha
Postos: 60
Matilhas: 3
Resultado: 10 javalis. incluindo 1 navalheiro medalhável


Os monteiros, como é igualmente usual, foram recebidos com um "taco" excelentemente servido, o­nde não faltou uma canja enriquecida com carne desfiada, febras e costeletas grelhadas, para além de um conjunto de enchidos regionais igualmente passados pelas brasas; tudo isto bem acompanhado por águas e refrigerantes e também vinho branco e tinto de qualidade, ou não estivéssemos na Região Demarcada dos Vinhos do Dão.

A saída para a mancha retardou um pouco para além do habitual, mas foi dada oportuna informação das razões do atraso; é que estavam preparadas três manchas para o efeito e foi necessário optar, o que implicou uma vistoria aos locais feita por entendidos. A razão motivadora desta estratégia, fica a dever-se ao facto de haver alguns “amigos” que se entretêm a prejudicar o trabalho de outros; e valeu a pena o atraso, já que ainda antes da largada das matilhas já se ouviram tiros e o ritmo dos disparos manteve-se durante toda a montaria.

No final só ficaram dez animais porque a pontaria de alguns dos participantes deixou muito a desejar. De entre as reses abatidas sobressaía um notável navalheiro que, após competente homologação pela respectiva Comissão, não deixará de ocupar um dos primeiros lugares do ranking da espécie. Sobre este aspecto, importa referir que a mesma montaria proporcionou há dois anos duas medalhas de ouro. Trata-se de uma situação a requerer estudo por quem de direito.

A recolha das reses abatidas foi efectuada com rapidez e eficiência e ainda antes de ser servido o almoço, pelas quinze horas, já o quadro de caça se encontrava exposto.

O almoço, servido na Associação de Treixedo, esteve à altura da tradição local e o ambiente era de satisfação geral.

Está de parabéns o Clube de Caça e Pesca de Treixedo, que é a entidade gestora da Zona de Caça Municipal, pela montaria que levou a efeito, e a sua acção bem podia servir de modelo a muitas organizações do nosso País, algumas até aparentemente com muito mais responsabilidades.

Duarte Pessoa
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (8)    
 
     
 
Informação Relacionada
 
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004