| | 141 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


X Montaria ao Javali de Mós do Douro
 

     

Autor: Gualter Furtado

10-02-2009 10:00:00

 

   
   
   
   
Dia magnífico, mancha localizada junto ao Douro numa paisagem deslumbrante, com vinhas, oliveiras, amendoeiras em flor, etc. Organização bem preparada e sublinhe-se o facto de estarmos em presença de caçadores jovens como os Engenheiros Agrícolas Ricardo Carvalho e o Rui e uma vasta equipe de participantes locais e todos eles "amadores".

7 de Fevereiro de 2009
Organização: Associação de Caçadores das Encostas do Douro
Local : Zona de Caça Associativa de Mós do Douro
Director da Montaria: Gualter Furtado
Nº de Postos: 110
Nº de Matilhas: 15
Nº de Javalis Cobrados: 16


Um excelente almoço com uma sopa à lavrador e uns rojões de comer e chorar por mais. Mós do Douro está de parabéns. Depois de bem almoçados procedeu-se ao leilão dos javalis com a receita a reverter para a Organização e como contributo para fazer face a parte das despesas. E aqui começou um outro momento alto da montaria com o meu amigo Cremilde Marques, que se deslocou comigo dos Açores de propósito para participarmos nesta montaria e no Domingo encerrarmos a época de caça aos tordos em Trás os Montes na Quinta do Barracão da Vilariça. Quando o Cremilde (o Barbas) começou o leilão os caçadores e habitantes da terra ficaram impressionados com a sua capacidade de mobilizar os presentes e fazer subir o preço dos porcos de tal forma que já o queriam contratar para ir fazer os leilões em montarias no Minho e no Centro do País.

Ficamos satisfeitos por darmos uma ajuda à Organização que bem merecia, e por outro lado, cumprimos com um dos objectivos que prosseguimos quando vamos a estas caçadas que é valorizar a componente social e honrar o nome dos Açores.

Como notas à margem sublinho a presença de Monteiras e de Matilheiras que muito valorizaram a montaria, a forma superior como nos receberam e a prova dos excelentes vinhos do Douro em casa do Senhor Luís Polido.

Finalmente registo a honra com que aceitei o convite do Dr. António Graça para ser o Director da Montaria e sublinho que durante a oração recordamos o nosso companheiro recentemente falecido João Brito Fontes (Grande Monteiro).

No Domingo a história foi outra, com poucos tordos mas muita alegria e um aproveitamento máximo das especiarias da Região (Alheiras, azeite, pão no forno de lenha, azeite, queijos, etc.)
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (16)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari