| | 1366 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Opinião

Início

Anterior

Próximo

Fim


Ainda no seguimento da analise ao decréscimo de licenças de caça, num artigo de opinião neste Portal
Extermínio da espécie caçador?
 

     

Autor: Miguel Avelino

08-06-2009 13:48:55

 

Caçador do futuro só na tela?
   
Extermínio progressivo da “espécie” caçador como uma realidade que só não vê quem quer. Realidade preocupante para mim e para muitos, ignorada por outros, mas de agrado a muitos mais:

− Os que vêm como uma possibilidade para açambarcar todo o terreno e suas espécies cinegéticas só para si, pois nunca foram dados e habituados a partilhar experiências e vivências, pensando assim que vão tirar proveito disso. Não percebem é que sós ficam demasiado insignificantes para existirem.

− Aqueles em que a sua realidade financeira ou contactos privilegiados (federações, associações, associativistas tipo coutos privadíssimos), tudo permite e portanto vivem numa realidade que não é a real, logo não compreendem esta enormíssima preocupação. Aliás isto foi evidente num comentário, na última Expocaça 09, de alguém com muitas responsabilidades na gestão da prática venatória do nosso país, dizendo que era uma questão de vocação ou falta dela (???), que gerava tal situação.

− Para aqueles numerosos pseudo ecologistas que não sabem o nome e até desconhecem a maior parte dos animais e aves dos nossos campos, as plantas e os seus odores, os ruídos da natureza e o ar puro da brisa, as cores das paisagens, (a não ser pela televisão ou computador).

Para estes, a par do que se passa noutros países, está criada a oportunidade para uma petição e desinformação para extinguir os caçadores, pois segundo eles é feita por homens maus, sujos, incultos e que até têm umas armas grandes que fazem assaltos. Estes não sabem, melhor não têm a sensibilidade para perceber, que finda a caça e os caçadores as espécies vão ser as primeiras a sofrer, pois estes são os únicos de forma palpável que se preocupam com elas e que contribuem para que ainda não estejam extintas, engolidas por construções em cimento ou por envenenamento dos campos e rios por pesticidas, efluentes sem tratamento ou pelo abandono e desertificação dos campos.

O acto venatório está mal associado ao carregar “do ferro” atirar e pendurar. Ele é muito mais que isso. É ser uno com a natureza, senti-la, respeita-la e ajuda-la a existir.

Nos dias de hoje, ser caçador, anda perto de uma loucura de dificuldades (documentos/sitio para caçar/falta de $) e conotações depreciativas. Nesta próxima época venatória, ou muito me engano, ou os números das licenças de caça vão cair a pique e não vai ser por falta de vocação!


Saudações Cinegéticas
Miguel Marques
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (28)    
 
     

Comentário(s) (7)   Comentário(s) (7)    
    extreminio da especie caçador    
    deploravel    
    O verdadeiro motivo do exterminio!!    
    tiros nos pés    
    Extermínio da espécie caçador    
    Fatalidade...?    
    Muito bem...    
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2018 online desde 15-5-2004