| | 1947 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Falcão-sacre
Uma ilustre húngara visita Portugal
 

     

10-09-2009 11:02:56

 

Piros, foto de János Bagyura
   
Percurso efectuado pela Pirus
   
Pela primeira vez em Portugal, a comunidade de observadores de aves foi surpreendida pela ocorrência de um Falcão-sacre. Esta ave, inscrita na lista de espécies ameaçadas de extinção na Europa, foi observada no final de Agosto, nas zonas de Sabugal e de Seia e encontra-se agora nas áreas fronteiriças de Portugal e Espanha. Esta fêmea, de nome Piros, é alvo de um estudo de uma organização húngara e está a ser seguida por satélite. Os seus movimentos podem ser seguidos em directo na internet.

Calcula-se que existam apenas cerca de 900 Falcões-sacre em todo o mundo, pelo que a espécie encontra-se, de acordo com o Anexo 1 da Directiva das Aves, Criticamente Ameaçada. Por esta razão, a espécie encontra-se abrangida por um projecto de conservação LIFE, apoiado pela Birdlife, com o nome Conservation of Saker in the Carpathian Bassin. Foi ao abrigo deste projecto que a Piros foi anilhada e lhe foi colocado um aparelho de telemetria.

Foi também a primeira vez que o Comité Português das Raridades da SPEA homologou um registo de uma espécie rara no nosso país, baseado essencialmente em dados fornecidos por um aparelho de Telemetria. O Comité considerou, assim, existirem provas suficientes para aceitar o registo da presença da Piros em Portugal.

Clique no link abaixo para ver o percurso o­n-line:
http://www.sakerlife.mme.hu/hu/gmap
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (12)    
 
     
 
Informação Relacionada
 
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004