| | 748 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Agrochão - Vinhais, 20 de Dezembro
IV Encontro Nacional de Matilhas/Festa dos Matilheiros
 

     

02-11-2009 15:31:18

 

 
   
Vai realizar-se no próximo dia 20 de Dezembro, o IV Encontro Nacional de Matilhas/Festa dos Matilheiros, este ano o evento decorrerá na zona central do Nordeste Transmontano, a cerca de 30 km das cidades de Macedo de Cavaleiros, Valpaços, Mirandela e Bragança, concretamente na freguesia de Agrochão pertencente ao concelho de Vinhais.

A mancha a montear tem uma área de 700 hectares, inserindo-se numa zona de transição Terra Fria/Terra Quente, num vale de encostas ora suaves ora em desfiladeiro, em cujo leito corre apresado e tortuosamente o Rio Fragoso, ficando para montante a Serra da Nogueira que das entranhas o fez nascer. O coberto vegetal dominado pelos carquejais associados aos silvados e giestas, prometem boas condições de encame para os javalis, tornando simultaneamente o terreno extremamente difícil de montear.

O encontro das matilhas é a maior festa convívio dos matilheiros de Portugal, nesse dia traçam-se experiências na arte de montear, exibem-se as melhores matilhas…é sem duvida a maior concentração de cães de caça maior do país!

O espírito e a filosofia dos encontros anteriores irá manter-se, os matilheiros não cobram honorários, o dinheiro das inscrições depois de pagar as despesas do evento será doado a uma IPSS (instituição particular de solidariedade social) da região o­nde decorre o evento. É pois por uma causa mui nobre, por isso a organização do evento apela à presença do maior número de matilhas e de caçadores.

Não se poderia desassociar deste evento a população desta localidade, em simultâneo irá decorrer uma Mostra de Produtos da Terra e aos acompanhantes será proporcionada uma visita ao Lagar de Azeite Tradicional e ao Museu Etnográfico Rural de Agrochão.

A organização conta com os caçadores para a divulgação deste evento e para fazerem parte da maior concentração de matilhas de Portugal.

Programa do IV Encontro de Matilhas no ficheiro em anexo.


Organização:
Associação de Caça, Pesca e Ambiente de Agrochão
Matilhas de Portugal


Contactos:
André Afonso – Matilha do André (Agrochão) – 933 411 612
Valter cadavez – Matilha Búfalo Bill – 919 374 314
Pedro Freitas – Matilha do Vouga – 917 342 166
António Santos – Matilha Serra da Estrela – 965 113 789
Valdemar Rodrigues – Clube de Monteiros do Norte – 933 267 263
Ricardo Trovisco – Trovicanil – 919 572 328



Anexos   Anexos    
    Programa do IV Encontro    

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (13)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004