| | 1617 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Artigo

Início

Anterior

Próximo

Fim


Santo Huberto Padroeiro dos Caçadores
 

     

Autor: Alexandre Valente

03-11-2006 15:30:00

 

   
É no dia 3 e Novembro de cada ano que se celebra o dia de Santo Huberto[1]. É o santo patrono dos caçadores. É ainda invocado pelos matilheiros, arqueiros, guardas florestais, matemáticos, fundidores, peleiros, para os cães, pelos bispos que tem que governar regiões muito problemáticas, pela cidade de Liége e ainda para curar as mordeduras de cães e a raiva.

Santo Huberto viveu no período medieval, entre 656 e 728. Era filho do Duque Bertrand da Aquitania e neto do rei Chariberto, de Toulouse.

Desde jovem que era adepto da caça e muito valente a lutar com as feras. Um dia, num bosque, o seu pai foi atacado por um urso furioso que o ia matar, mas o jovem Huberto chegou a tempo e arremeteu tão fortemente para a fera que esta teve que soltar o Duque Bertrand, assim salvando a sua vida.

Foi enviado para estudar no palácio do rei de Neustria (Bélgica) mas ele tinha fracos costumes e fugiu. Foi então para o palácio do Conde de Austrasia, o­nde recebeu uma boa educação e casou-se com uma filha do conde Dagoberto, Floribane, da qual teve um filho a que chamou Floriberto.

Huberto esqueceu os sábios conselhos da sua santa mãe e dedicou-se unicamente a festas e desportos, deixando de ir à missa. E uma certa Sexta-feira Santa, em vez de assistir às cerimónias religiosas, foi à caça.

Aconteceu então que, diz a lenda[2], perseguindo um veado em pleno bosque, ele se deteve repentinamente o que fez parar os cães e os cavalos. Entre os cornos do veado apareceu uma cruz luminosa e Huberto ouviu uma voz que lhe dizia: “Se não voltares para Deus cairás no Inferno”.

O jovem príncipe rapidamente foi procurar o Bispo S. Lambert, perante o qual pediu, de joelhos, perdão pelos seus pecados. O santo bispo concedeu-lhe o perdão e dedicou-se a instrui-lo esmeradamente na religião. Pouco tempo depois morria e esposa do príncipe que pode assim dedicar-se totalmente à vida espiritual. Renunciou ao direito de ser herdeiro do trono, repartiu os seus bens pelos pobres e foi ordenado sacerdote. Entrou então para o convento dos Padres Beneditinos e dedicou-se à oração, à leitura e meditação, enquanto se ocupava com trabalhos humildes como lavrador e pastor de ovelhas.

Desejava ir a Roma ver o túmulo dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, e ouvir o Sumo Pontífice. E assim partiu, a pé, escalando montanhas cobertas de gelo e atravessando em pequenos barcos rios de caudais fortíssimos, até que conseguiu chegar, depois de mil perigos, à Cidade Eterna.

Estando um belo dia numa igreja de Roma, orando devotamente, quando foi mandado chamar pelo Sumo Pontífice Sérgio. Este contou-lhe que o bispo Lambert tinha sido assassinado pelos inimigos da fé e que era de opinião que a melhor pessoa para substituir o bispo morto era ele, o monge Huberto. Apesar do medo em aceitar tal cargo, uma visão sobrenatural convenceu-o que devia aceitar, tendo sido consagrado bispo da igreja católica.

Santo Huberto foi bispo de Tongres, de Maestricht e de Liège, Bélgica.

O território que competiu governar a S. Huberto era povoado por gentes que adoravam ídolos e eram muito cruéis. Ele percorreu todas as regiões ensinado a verdadeira religião e afastando das gentes as falsa crenças e as maléficas superstições.

Visão de Santo Huberto, pintada, por volta de 1700 por Jan Brueghel e Sir Peter Paul Rubens. Encontra-se no Museu do Prado, Madrid, Espanha

Deus concedeu-lhe o dom de fazer milagres. Os que tinham maus espíritos, ao encontrarem-se com o santo recuperavam a paz, sendo abandonados pelos maus espíritos. Os que antes adoravam ídolos e deuses falsos, ao ouvi-lo falar tão harmoniosamente de Deus dos Céus, que fez a terra, e tudo quanto existe, exclamavam “Não nos haviam falado assim” e convertiam-se e faziam-se baptizar.

Por rios tormentosos, cruzando selvas tenebrosas, fazendo viagens muito cansativas e percorrendo os campos em procissão, cantando e rezando, visitou todo o território da sua diocese, oferecendo os sacrifícios da sua viagem para a conversão dos pecadores, e Deus respondeu-lhe concedendo-lhe que milhares se convertessem à verdadeira fé.

Um dia viu a casinha de uma mulher pobre em chamas. Pôs-se a rezar com toda a sua fé e o incêndio apagou-se milagrosamente.

Construiu um templo a S. Lamberto, o santo bispo assassinado, e para lá levou as relíquias do mártir (ao abrir-se o túmulo, depois de vários anos, o corpo estava incorrupto, como se tivesse sido acabado de sepultar). À passagem do corpo do santo vários paralíticos ficaram sarados e começaram a andar e vários cegos recuperaram a vista.

Um dia, enquanto S. Huberto celebrava a missa, entrou na igreja um homem louco, que tinha sido mordido por um cachorro com hidrofobia (ou raiva). Toda a gente saiu a correr da praça, mas o santo deu uma bênção ao louco e este ficou instantaneamente sarado e saiu da praça gritando “Voltem tranquilos ao templo que o santo bispo me curou com a sua bênção”. Por isso muita gente invoca S. Huberto contra as mordeduras de cães raivosos.

Outro dia aproximou-se do mar e viu que uma terrível tempestade afundava uma barca cheia de pessoas, e que todos os passageiros caíam entre as o­ndas embravecidas. O santo ajoelhou-se e orou por eles e milagrosamente os náufragos saíram sãos e salvos. Por isso mesmo os marinheiros têm muita fé a S. Huberto.

No ano 727 Deus anunciou-lhe que estava prestes a morrer, pelo que ao terminar a missa deixou os seus fiéis. “Já não voltarei a a beber deste cálice entre vocês”. Pouco depois adoeceu e morreu santamente, deixando entre as gentes a recordação de uma vida dedicada totalmente ao bem dos demais.

Santo Huberto morreu no dia 30 de Maio de 727.

Santo Huberto foi canonizado em 743.

O seu corpo foi exumado da igreja de S. Pedro, em Liége, em 825; embora morto há muitos anos o seu corpo estava em bom estado, provando a sua santidade a todos os que o viram.

Pintura da Exumação de Santo Huberto, pintada entre 1437-40 por Rogier van der Weyden. É um óleo em painel de carvalho, 88 x 81 cm, que se encontra na National Gallery, em Londres




[1] Um outro santo, com o mesmo nome, celebra-se, pelo menos em França, a 30 de Maio.
[2] A lenda de Santo Huberto surgiu provavelmente entre os séculos XII a XIII, mas apenas aparece documentada no século XV.

 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (80)    
 
     
 
Informação Relacionada

Montaria da Herdade do Postoro Não é que tivesse boas recordações dessa zona, porque apanhei um gran ...

   

A Corneta de Caça em Portugal A corneta é, essencialmente, um instrumento de sopro, que tanto poderá ser constituída por um chifre, um búzio, como por ...

   

Os caçadores modernos ou os «matam tudo» de hoje Começo por pedir desculpa à geração moderna, mas as ...

   

Montarias da Feira da Alheira e Turismo de Mirandela A ACIM - Associação Comercial e Industrial de M ...

   

Uma espera... desesperante Eu não sou “esperista”, e há muito que não faço uma espera sequer, ainda ...

   

Encontro Cinegético em Moura A Comoiprel - Cooperativa Mourense de Interesse Público e Responsabilid ...

   

Feira do Azeite de Vale de Vargo dedicou atenções ao sector cinegético A VIII Feira do Azeite que decorreu entre 12 e 14 deste mês em Vale de Vargo, n ...

   

Calendário de Provas de Santo Huberto da FCPBL A Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral anuncia ...

   

Feira da Alheira de Mirandela inclui pela primeira vez caça no programa A Feira da Alheira que terá ...

   

Macedo de Cavaleiros palco da XIV Feira da Caça e da IV Feira de Turismo Macedo de Cavaleiros acolhe ...

   

Formação para Juízes de Santo Huberto A Federação de Caça e Pesca da Beira Interior, com o patrocíni ...

   

Algarve recebeu Troféu Competência de Tiro e Taça de Portugal de Santo Huberto da CNCP A realização ...

   

Troféu de Santo Huberto em homenagem a Luís Albano Os Clube de Caça e Pesca do Concelho de Vila do B ...

   

PSP dos Açores promove seminário sobre armas e segurança O Comando Regional da PSP dos Açores vai re ...

   

Montaria na Herdade da Baliza Junto ao Tejo e em ambiente de grande camaradagem decorreu a primeira ...

   

Carlos Pires conquista título de campeão do mundo de Santo Huberto O caçador, Carlos Pires de Barcel ...

   

III Troféu Dr. Gualter Furtado Decorreu no passado 3 de Outubro o III Troféu de Santo Huberto em hom ...

   

33º Aniversário do Clube Desportivo de Caçadores de Arraiolos O novo pavilhão multiusos de Arraiolos ...

   

III Troféu de Santo Huberto «Gualter Furtado» Realiza-se no próximo dia 3 de Outubro uma prova de Sa ...

   

Alberto Cantineiro, dos Açores, sagrou-se Campeão de Portugal de Santo Huberto No ano em que se uni ...

   

Figueiró do Vinhos: Nem Montaria nem qualquer outra acção A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, ...

   

FCPBL: 2ª Prova do Campeonato Regional de Santo Huberto Inserida no Campeonato Regional da Federaçã ...

   

A Hunter and a Gentleman Já é hora de louvar os caçadores - cavalheiros. ...

   

IIIª Taça Portuguesa de Santo Huberto A Federação Portuguesa de Caçadores (F.P.C.) irá realizar no d ...

   

Foi fundada a Confraria de Gastronomia Cinegética dos Açores Foi criada a Confraria de Gastronomia C ...

   

O Atômico, o Ecológico e os Antis Já é hora dos portugueses marcharem pelo direito de caçar e possu ...

   

3ª Edição da Feira Nacional de Caça e Pesca A Federação Portuguesa de Caçadores (F.P.C) em parceria ...

   

Vítor Silva vence campeonato de Santo Huberto da Confederação Vítor Silva sagrou-se campeão nacional ...

   

Algarve domina final do campeonato de tiro aos pratos da Confederação Luís Arez foi o vencedor da fi ...

   

Final do Campeonato nacional de Santo Huberto da CNCP Vão realizar-se amanhã e Domingo as finais dos ...

   

O estado actual das provas de Santo Huberto Graças à evolução dos caçadores portugueses, a caça menor, duma forma geral, evoluiu muito nos últimos ano ...

   

Apuramento Regional de Santo Huberto é na Ilha Terceira Os representantes dos Açores na final nacion ...

   

Nasceu a Confraria Nacional de Santo Huberto No passado dia 12 de Junho de 2009, realizou-se num car ...

   

Campeonato regional de Santo Huberto da Beira Litoral Começa no próximo Sábado dia 6 em Avanca - Est ...

   

Uma caçada aos coelhos no Pico dos Melros (Calheta-Madeira) Caros amigos do Santo Huberto e da nossa ...

   

Santo Huberto em São Miguel Realizaram-se nos dias 4 e 5 de Abril em São Miguel duas provas de Sant ...

   

XIII Feira da Caça e III Feira de Turismo De 29 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2009 Macedo de Caval ...

   

No meu Concelho... como em tantos outros 70 anos de caça Notável artigo escrito há quase vinte anos, ...

   

Montaria da Casa de Pessoal da RTP Como consequência da desruralização que se tem verificado nas últ ...

   

Uma caçada atribulada Caros confrades do Santo Huberto! Foi contagiada pelo vosso entusiasmo (fra ...

   

6ª Montaria do Pessoal da Casa do Pessoal da RTP Antes de começar o meu relato, queria desde já agra ...

   

O Corço (Capreolus capreolus) Durante as últimas décadas, a densidade e distribuição do corço tem au ...

   

1º Troféu de Santo Huberto «Joaquim Rosa» Vai ser realizado do dia 08 de Março do próximo ano o 1º T ...

   

1º Troféu Costa D´Ouro de Santo Huberto O Clube de Caçadores de Lagos vai realizar no próximo dia 13 ...

   

Macedo de Cavaleiros – Capital da Caça Macedo de Cavaleiros vai voltar a ser capital da Caça, no pr ...

   

Iª Edição da Feira Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural em Vilar Formoso A Câmara Municipal de Almeid ...

   

Nota de Esclarecimento: Montaria dos Arcos de Valdevez Não podia deixar de publicar aqui o meu descontentamento, revolta e indignação, em relação ao r ...

   

Fiscalização de Provas de Santo Huberto A fiscalização de caça por parte da 2ª Divisão da PSP, do Comando Regional dos Açores, tem por objectivos, o c ...

   

Portugal revalida título de Campeão do Mundo de Santo Huberto na Croácia A FENCAÇA mais uma vez, apu ...

   

Respingos de um Caçador Monteiro Após ter visto nos anúncios classificados do Portal Santo Huberto uma montaria e que segundo o anunciante prometia, c ...

   

Filipe Carreiro, Campeão Regional de Santo Huberto nos Açores No passado fim-de-semana realizou-se a ...

   

Clube Desportivo de Caçadores de Arraiolos comemorou o 32º Aniversário No passado dia 20 de Setembro ...

   

Vem aí a Norcaça & Norpesca A Norcaça & Norpesca – 7ª Feira Internacional do Norte é já nos próximos ...

   

2ª Edição do Troféu «Gualter Furtado» Não obstante a falta de cooperação e falta de pedagogia por pa ...

   

Ascenso Simões participou na inauguração da FECIEX 2008 em Badajoz O Secretário de Estado do Desenvo ...

   

As Narcejas nos Açores Durante muito tempo pensou-se que as narcejas caçadas nos Açores eram aves or ...

   

Açores: Nova Lei da Caça Regulamentada O último Conselho do Governo dos Açores aprovou finalmente e ...

   

IIª Taça Portuguesa de Santo Huberto No âmbito da Feira Nacional de Caça e Pesca Évora 08, realizou- ...

   

2º Troféu de Santo Huberto «Dr. Gualter Furtado» Realiza-se na Ilha do Pico no próximo dia 27 de Set ...

   

Campeonato Regional de Santo Huberto da Beira Litoral A Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral o ...

   

I Mostra de Caça de Vila Pouca de Aguiar A Câmara Municipal vai organizar de 26 a 28 de Setembro a I ...

   

I Prova Santo Huberto de Tábua O Clube de Caça e Pesca de Tábua, vai realizar no próximo dia 30 de A ...

   

Caça furtiva e falta de apoios preocupam Associação de Caçadores da Ilha Terceira Em vésperas da abertura do calendário venatório, a 24 de Agosto, os ...

   

Campeonato Regional de Santo Huberto da Beira Litoral A Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral o ...

   

Feira Nacional de Caça e Pesca – Évora 08 A Federação Portuguesa de Caçadores (FPC) e a Associação N ...

   

Campeonato Regional de Santo Huberto da Beira Litoral A Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral o ...

   

Victor Maurício vence Campeonato Santo Huberto da FENCAÇA Realizou-se nos dias 12 e 13 de Julho a fi ...

   

3º Encontro do Protocolo de Geminação do Clube de Arraiolos e do Clube de Aveiro O Clube desportivo ...

   

FENCAÇA: Resultados das Provas de Santo Huberto A Fencaça organizou nos dias 28 e 29 de Junho com a ...

   

Publicado hoje o Despacho que permite aos caçadores atirar legalmente em Campos de Tiro Foi publicado hoje no Diário da República o despacho conjunto ...

   

Açorianos na Final do Campeonato Nacional de Santo Huberto FENCAÇA Nos dias 12 e 13 de Julho realiza ...

   

I Prova Santo Huberto Monte Alvão A Associação de Caçadores de Monte Alvão, situada em Santiago da G ...

   

Prova de Santo Huberto em homenagem a João Pedro A Associação de Caçadores de Sobral e S. Quintino o ...

   

FENCAÇA: Provas de Santo Huberto na II Região Cinegética A FENCAÇA - Federação Portuguesa de Caça, realizou nos dias 24 e 25 de Maio em Ribeira de Fra ...

   

Caçadores Açorianos homenageados pela FENCAÇA O Clube Cinegético e Cinófilo da Ilha Terceira assim c ...

   

Jorge Piçarra vence nos Açores O bicampeão do mundo de Santo Huberto Jorge Piçarra venceu o V Troféu ...

   

Provas de Apuramento Santo Huberto FENCAÇA Vai realizar-se nos dias 24 e 25 de Maio na II Feira de C ...

   

Campeonato Regional de Santo Huberto da FAC Realizou-se no passado dia 11 em Beja, localidade de Santa Clara de Louredo, a última prova do campeonato ...

   

Feira de Caça de Coimbra A 2ª edição da Feira de Caça de Coimbra realiza-se na Escola Superior Agrár ...

   

CNCP estabelece protocolo com a Seguradora ZURICH A Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses celebrou com a Seguradora Zurich um protocolo de s ...

   

VIII - Campeonato Regional de Santo Huberto - FACIRC Decorreu no dia 19 de Abril, em Alijó a 4ª e úl ...

   

V Troféu António José Amaral Realiza-se em São Miguel nos próximos dias 17 e 18 de Maio o V Troféu A ...

   

VIII Campeonato Regional de Santo Huberto - FACIRC Decorreu no dia 13 de Abril, em Vila Pouca de Agu ...

   

Carlos Guilherme sagrou-se Campeão Nacional de Santo Huberto Carlos Guilherme da FEDERCAÇA venceu o ...

   

Rui Cepeda - Campeão Nacional de Tiro aos Pratos 2008 Rui Cepeda campeão nacional de tiro aos pratos ...

   

Inquérito aos Caçadores – Estatuto e Distribuição do Sacarrabos A biologia e ecologia do sacarrabos ...

   

Campeonato de Portugal de Santo Huberto 2008 Como tem sido hábito ao longo dos anos a FENCAÇA – Federação Portuguesa de Caça, irá realizar novamente e ...

   

VIII Campeonato Regional de Santo Huberto FACIRC Teve lugar no dia 29 de Março, em Chaves a 2ª Prova ...

   

Oeste recebe Final do Campeonato Nacional de Santo Huberto da CNCP É já nos próximos dias 5 e 6 de A ...

   

Faleceu José Fernando Cleto José Fernando Medeiros Cleto uma das figuras destacadas do tiro desporti ...

   

Joaquim Jorge de Oliveira reeleito para novo mandato O carismático, Presidente do Clube Desportivo C ...

   

Montaria na Herdade da Valeira Juntando o útil ao agradável, fui fazer a última montaria desta época ...

   

Ricardo Rodrigues Campeão Regional de Santo Huberto nos Açores Realizou-se nos dias 19 e 20 de Janei ...

   

XIV Festa do Caçadores do Norte Na sua XIV edição, a Festa dos Caçadores do Norte, integrada na XII ...

   

«Mata-Pendura» Acabo de ler neste portal um anúncio a uma chamada "montaria" no estilo mata-pendura. As matanças de mata-pendura são o oposto ao espí ...

   

Jorge Piçarra e Vítor Silva agraciados pelo Ministro da Agricultura Jorge Piçarra e Vítor Silva são ...

   

Final do Campeonato de Santo Huberto nos Açores Realiza-se nos dias 19 e 20 de Janeiro próximo a fin ...

   

Campeonato Regional de Santo Huberto - FACIRC 2008 Englobada na 6ª Feira Internacional do Norte teve ...

   

Portugal Campeão do Mundo de Santo Huberto Após as provas realizadas em Portugal, a FENCAÇA apurou o ...

   

Troféu de Santo Huberto em homenagem a Gualter Furtado O Clube de Tiro Caça e Pesca do Pico realizou ...

   

Clube Desportivo Caçadores de Arraiolos comemorou o 31º Aniversário No dia 29 de Setembro decorreram ...

   

Campeonato Regional de Santo Huberto 2007 (FACIRC) No passado dia 21 de Julho, em Vila pouca de Agui ...

   

FENCAÇA: Resultados das Provas de Santo Huberto na V Região Cinegética Decorreu no fim-de-semana de ...

   

Mostra de Actividades Cinegéticas em Vila Flor Integrada na V TerraFlor, feira de produtos e sabores ...

   

Santo Huberto em Santa Maria uma Jornada Inesquecível A cerimónia de encerramento no dia 8 de Julho ...

   

Açores: Lei dos Recursos Cinegéticos nos Açores e Regime Jurídico das Armas em debate Um dos Pontos ...

   

FENCAÇA: Resultados das Provas de Santo Huberto na IV Região Cinegética Apesar da chuva, foi realiza ...

   

Torneio Triangular de Santo Huberto Três associações de caçadores a de Caniçais de Almeirim/Raposa e ...

   

FENCAÇA: Campeonato Regional de Santo Huberto da 5ª Região Cinegética É nos próximos dias 30 de Junho e 1 de Julho que se realizará o Campeonato Regio ...

   

Cavaco Rodrigues vence IV Troféu António José Amaral Realizou-se nos dias 16 e 17 de Junho em São Mi ...

   

FENCAÇA: Resultados das Provas de Santo Huberto na 1ª Região Cinegética No fim de semana de 19 e 20 ...

   

Santo Huberto em Força nos Açores É já nos dias 16 e 17 de Junho que se realiza em São Miguel o Trof ...

   

Clube Desportivo Caçadores de Arraiolos Condecorado O Município de Arraiolos, distinguiu o Clube De ...

   

Montaria de Vila Flor A convite do Altino, mesmo sem conhecer a mancha, pois era a primeira montaria ...

   

Javali que futuro? Fala-se hoje com muita acuidade se o efectivo de javalis estará em progressão ou em regressão no território Nacional. Este assunto ...

   

Montaria Terras d’Aguiar (I) Neste primeiro Domingo (solarengo) de Fevereiro a associação de caça e ...

   

Provas de Santo Huberto em São Miguel já tem calendário A Associação Micaelense de Caça já marcou o ...

   

França Um estudo muito completo, encomendado pela FNC (Federação Nacional da Caça) a uma empresa da especialidade, está a tentar desenhar o perfil do ...

   

O 1º Encontro de Matilhas - Talhas, Macedo de Cavaleiros Comecei a inscrever-me para participar em m ...

   

Matar para vencer Caça de competição com muitos adeptos. Na região há grupos “especializados”, que ...

   

Montaria de Cedães Encontramo-nos no “Pélé” pelas 8:30 para um cafezinho e juntar o grupo antes de a ...

   

Pedrógão: prova de Santo Huberto juntou caçadores Vinte e seis caçadores da zona de caça associativa ...

   

Portugal tem um Campeão do Mundo de Stº. Huberto 2006 Foi de 6 a 9 de Outubro em Arezzo – Itália que ...

   

Jorge Piçarra Campeão do Mundo de Santo Huberto O Dr. Jorge Piçarra sagrou-se Campeão do Mundo de Sa ...

   

Montaria de Monforte da Beira Voltei de novo a esta a montaria e foi novamente a primeira da época. ...

   

Santo Huberto em São Miguel Realizaram-se nos dias 2 e 3 de Setembro de 2006 as duas últimas provas ...

   

Governo Regional ouve parceiros sobre proposta de Lei da Caça O Governo Regional remeteu à Federação ...

   

Santo Huberto em Santa Maria Realizou-se nos dias 8 e 9 de Julho a primeira prova de Santo Huberto c ...

   

Feira da Caça, Pesca e Mundo Rural anima Parques das Cidades A 11ª Feira da Caça, Pesca e do Mundo R ...

   

Conferência sobre Armas, Canicultura, Santo Huberto e Caça Inserida no vasto programa da primeira pr ...

   

Açores Capital do Santo Huberto No mês de Agosto o Clube Cinegético e Cinófilo da Ilha Terceira e o ...

   

Região Autónoma dos Açores já tem Federação de Caçadores No passado dia 28 de Abril foi criada forma ...

   

Momento histórico na Organização Cinegética nos Açores No fim-de-semana alargado (29 Abril a 1 de Ma ...

   

2º Convívio Nacional do Perdigueiro Português A Associação do Perdigueiro Português (APP) levou a ca ...

   

X Feira da Caça e XII Festa dos Caçadores do Norte Decorreu entre 26 a 29 de Janeiro em Macedo de Ca ...

   

II Troféu Galaico-Douriense de Santo Huberto Organizado pela Cães de Caça – Associação Nacional, rea ...

   

V Campeonato Regional de Santo Huberto FCEDM Seguramente que nunca antes a designação "Nariz do Mund ...

   

V Campeonato Regional de Santo Huberto FCEDM Concentração, às 8h30, pequeno almoço e sorteio, às 9h3 ...

   

V Campeonato Regional de Santo Huberto FCEDM Concentração, às 8h 30, pequeno almoço e sorteio, às 9h ...

   

1º. Encontro da APP do Norte Teve lugar em Vilar de Mouros, nos dias 25 e 26 de Fevereiro o 1º Encon ...

   

Cartuchos vazios, óleos nos cevadouros e outros resíduos da caça (Parte I) Na sequência dos oportuno ...

   

I Troféu Galaico-Duriense de Santo Huberto Foi em Penas Roias, concelho de Mogadouro, que se realizo ...

   

Santo Huberto – Norcaça 2004 Inserida na III feira Norcaça, realizou-se no passado 18 de Setembro, m ...

   

Final do Campeonato Reg. de Santo Huberto (FACIRC) Estão apurados os representantes da FACIRC (Feder ...

   

Campeonato Reg. de STº. Huberto FACIRC Realizou-se no passado sábado 19 de Junho, em Castelo de Monf ...

   

Clube de Caça e Pesca de Bragança O Clube de Caça e Pesca de Bragança foi fundado em 1960 e está sed ...

   
 
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:3s) © 2004 - 2017 online desde 15-5-2004, powered by zagari