| | 1036 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de Sistelo - Cães Envenenados
 

     

Autor: Ricardo Carvalho

31-01-2007

 

   
Não chegou ao final a montaria da ZCM de Sistelo, em Arcos de Valdevez, no passado sábado 27 de Janeiro.

Eram nove da manhã estavam monteiros e matilheiros no café Ramalho em Vilela, local escolhido para a concentração. A montaria estava inicialmente prevista realizar-se numa zona alta da Serra da Peneda, conhecida por Pedrinho, mas por causa da neve teve que ser transferida para a mancha do rio de Couço.


A 13 de Janeiro já se tinha realizado uma montaria nessa mancha, na qual foram cobrados seis javalis. No entanto, as perspectivas eram boas, pois era de esperar que os javalis tivessem descido para esta zona, fugidos da neve que cobria o alto da serra.

Estavam os monteiros colocados nas cem portas que fechavam a mancha, soltam-se as quatro matilhas e iniciou então a montaria.

Subitamente ao chegar ao ribeiro, uma matilheira deu o alarme pelo rádio, estão a aparecer cães envenenados. Logo de imediato começam com a ajuda de dois monteiros a recolher os cães. Tinha passado cerca de uma hora e meia desde o início da montaria.

Mais tarde ouve-se o foguete, recolhem-se os monteiros e um navalheiro que tinha sido cobrado antes do incidente.

No final são contabilizados os estragos. A Matilha do Bessadas, a mais afectada perdeu dez cães e a Matilha Ibérica, um cão envenenado.

Correu a notícia de que teria aparecido um lobo envenenado, mas segundo um monteiro presente tratava-se de um cão pastor.

Entretanto foi avisada a GNR que no dia seguinte fez chegar uma brigada do SEPNA, que recolheu alguns cães envenenados. Estão ainda por encontrar cães que terão morrido em locais de vegetação densa e difícil acesso.

Alerta-se a todos existência do Programa Antídoto – Portugal, uma plataforma contra o uso ilegal de venenos. Com página web http://www.antidoto-portugal.org o­nde podem ser denunciados envenenamentos ocorridos.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (151)    
 
     

Comentário(s) (1)   Comentário(s) (1)    
    Miséria . . .    
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004