| | 17 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Prémio distingue propriedades que são exemplares em matéria da conservação dos recursos naturais
Herdade da Poupa ganha prémio europeu de melhor propriedade rural
 

     

16-06-2007 18:08:17

 

   
A conciliação entre a conservação da natureza e o desenvolvimento económico levaram um júri europeu a distinguir a Herdade da Poupa com o prémio de melhor propriedade rural europeia. O galardão foi entregue pelo Director Geral de Ambiente da Comissão Europeia no decorrer do jantar de gala da reunião anual dos Friends of the Countryside, na passada sexta-feira, dia 15 de Junho, na cidade de Évora.

A Herdade da Poupa acaba de ser distinguida com o prémio de melhor propriedade rural europeia, atribuído pela Fundação Anders Wall e a Friends of the Countryside, uma organização de proprietários rurais europeus representada em Portugal pela Associação Nacional de Produtores de Caça e a União da Floresta Mediterrânica, o prémio distingue propriedades que são exemplares do ponto de vista da conservação dos recursos naturais.

Situada na freguesia de Rosmaninhal, no concelho de Idanha-a-Nova, a Herdade da Poupa é uma propriedade rural pertencente à Monfortur, uma empresa do Grupo Espírito Santo, tem uma área de aproximadamente 4.200 hectares, contando com um hotel rural com 16 quartos.

A exploração cinegética é a principal actividade da Herdade da Poupa e para António Salgado, administrador da Monfortur, o prémio “é a prova que a caça não é tão ameaçadora como parece” em relação à conservação da natureza.

Além da caça várias actividades são desenvolvidas ligadas à natureza, como observação de aves, percursos pedestres ou safaris fotográficos.

Para recuperar o espaço, a Monfortur promoveu a recuperação do montado de azinho, entre outras boas práticas ambientais. E hoje a herdade é habitada por espécies como o grifo, o abutre-do-Egipto ou a cegonha-preta.

A nível nacional apenas a Herdade do Pinheiro, em Setúbal, tinha até agora este prémio. A notícia da atribuição do prémio foi recebida pelo administrador da Monfortur “com grande satisfação”, sobretudo porque reconhece o trabalho feito na conservação da natureza.

 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (162)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004