| | 486 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Notícia

Início

Anterior

Próximo

Fim


Serviços Florestais dos Açores reproduzem em cativeiro codornizes selvagens
Gestão Cinegética da Codorniz na Ilha de São Miguel
 

     

Autor: Gualter Furtado

09-08-2007 13:22:37

 

   
A codorniz (Coturnix coturnix conturbans) durante séculos foi muito abundante nas ilhas dos Açores, sendo a mais importante espécie cinegética de pena na Ilha de São Miguel. Mas nas três últimas décadas tem vindo a diminuir drasticamente o seu efectivo e principalmente devido à mudança profunda na Agricultura com o desaparecimento da produção de cereais em detrimento das pastagens, forte mecanização e utilização de produtos químicos.

Para fazer face a este declínio os Serviços Florestais dos Açores tem vindo a desenvolver um projecto de reprodução em cativeiro de codornizes a partir de reprodutores selvagens.

O Secretário da Agricultura e Recursos Florestais reuniu-se nas Furnas no Posto Cinegético com representantes dos Caçadores, e da Federação dos Caçadores dos Açores precisamente para apresentar os desenvolvimentos mais recentes deste projecto.

Refira-se que no ano de 2006 foram repovoadas na Ilha de São Miguel 2738 codornizes produzidas no Posto Cinegético das Furnas, e que 10% das codornizes caçadas na Ilha de São Miguel neste ano foram provenientes de repovoamento. Acrescenta-se ainda que a codorniz nos Açores não é de arribação.

Este encontro serviu ainda para o Secretário do Governo Regional anunciar que estava a ser regulamentada a nova lei dos recursos cinegéticos dos Açores e que é um passo fundamental para a aplicação desta lei e para o Ordenamento cinegético na região Autónoma dos Açores.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (142)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004